Depois da Eurovisão, o Sucesso - Rita Guerra #4

Rita Guerra é uma cantora portuguesa, nascida a 22 de Outubro de 1967 em Lisboa. Apesar de ter nascido no continente, foi nos Açores que começou a cantar e a tocar piano ao mesmo tempo, quando tinha apenas quatro anos. Participou no Festival Eurovisão da Canção em 2003, tendo ficado em 22º lugar com o somatório de 13 pontos.

Em 1989 a cantora foi convidada para interpretar quatro temas na festa do 1º aniversário da Rádio GEST, estação onde era funcionária. Seguiu-se o convite para passar a actuar diariamente no Casino do Estoril, palco que pisou pela primeira vez num espectáculo de Adamo. Obteve o primeiro contrato discográfico aos 22 anos e com ele gravou, em 1990, o disco “Pormenores sem a Mínima Importância”, no qual participaram Rui Veloso e membros dos Táxi. Colaborou entretanto no álbum de estreia dos LX90. Em 1992 participou no Festival RTP da Canção com "Meu Amor Inventado Em Mim", que ficou em 2º lugar. É também um dos nomes convidados do disco "Camões, as descobertas...e nós" de José Cid e Amigos. Seguiu-se “Independence Day”, um álbum com reportório original em inglês, em 1995, e em 2000 gravou “Desencontros”, um álbum de duetos com Beto que confirmou a popularidade da cantora junto do público português, conseguindo um arrebatador e duradouro sucesso de vendas. Participou no tema "Portugal a Cantar", composto e produzido pelos Delfins, que foi a canção oficial da Federação Portuguesa de Futebol ao Mundial de 2002.“Da Gama”, um álbum étnico lançado em 2001, marcou uma nova viragem na carreira de Rita Guerra, de acordo aliás com as suas múltiplas facetas interpretativas. Produzido pelo maestro Paulo Osório, assinalou o primeiro encontro profissional da cantora com Paulo de Carvalho, outro dos participantes no disco.
Em 2002, no auge do sucesso do programa “Operação Triunfo”, a cantora foi convidada pela RTP para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção.




Em 2003, Rita Guerra interpretou a música “Deixa-me Sonhar (só mais uma vez)” em Riga, na Letónia. A classificação da cantora ficou aquém das expectativas mas a crítica internacional foi unânime ao considerá-la a melhor voz e a sua participação a mais bonita do festival naquele ano.
O álbum Rita”, lançado em 2005, tornou-se um grande sucesso, atingindo a marca de dupla platina. Com este álbum ficou no top de vendas nacional ao longo de dez meses. A 27 de Março de 2006 realizou o primeiro grande concerto da sua carreira, que decorreu no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. A cantora fez presença em inúmeras colectâneas e edições especiais, além de ter sido convidada para participar em álbuns de João Fraga e do projecto Ovelha Negra. Para além da música, continuou a dar voz a personagens de vários filmes da Disney, de entre os quais “Hércules”, “O Príncipe do Egipto”, “Rei Leão”, “A Pequena Sereia”, “Branca de Neve” e “Tarzan”.
Em Maio de 2006 participou no “Concerto Mais Pequeno do Mundo”, iniciativa criada pela Radio Comercial, e esmagou todos os recordes de participação em antena, com mais de 3500 chamadas de ouvintes a tentarem reclamar um dos 20 bilhetes disponíveis.
Foi convidada por Ronan Keating para gravar a canção "All Over Again" para a edição nacional do seu álbum Bring You Home.
Em 2007 foi editado o álbum Sentimento. Em 2008 foi editado o CD e DVD "O Melhor de Rita Guerra - Acústico ao Vivo". A 16 de Abril de 2009, a cantora venceu o prémio "Top Choice Award" (TCA), na categoria de "Top International Female Singer 2009", que tem por base a votação da comunidade portuguesa residente no estrangeiro. Repetiu a façanha em 2010, tendo levado o mesmo prémio para casa. Em 2010 foi editado o álbum Luar. No ano seguinte lançou o álbum Retrato e cantou com Michael Bolton no Pavilhão Atlântico e Coliseu do Porto, interpretando "Over the Rainbow" e "Make You Feel My Love". Em 2012 participou nos discos de Mastiksoul, com o tema "I Can Feel Your Love", e de Mickael Carreira, com "Volto a Ti". A 4 de Maio de 2013 apresentou-se pela primeira vez no Centro Cultural de Belém, frente a uma plateia repleta de fãs e admiradores que aplaudiram de pé a sua actuação. Contou com convidados como os HMB e Cais Sodré Funk Connection, que tornaram este concerto inesquecível.
É interessante salientar que Rita Guerra tem o estatuto de voz feminina portuguesa mais popular no Facebook, tendo mais de 268 mil fãs. A cantora aproveita a rede social para divulgar causas de beneficência que precisam de apoio material e económico.


Esta é uma cantora que já o era quando eu nasci e fartou-se de o ser antes disso (e eu não sou tão nova assim). É alguém de quem inevitavelmente ouvi falar a vida toda, já que sou apreciadora de música. Lembro-me perfeitamente de ouvir as músicas dela nas novelas que davam na televisão e de ir trauteando. Acho que ainda hoje me consigo lembrar dessas letras. É alguém para quem eu acredito que o ESC não foi um ponto assim tão importante na sua carreira, já que o valor da cantora é inegável e ela teria chegado ao ponto em que está de qualquer das maneiras, fosse mais depressa ou mais devagar.
A minha opinião de que ela é uma das melhores vozes portuguesas não é nada de mais, acredito que todas as pessoas que têm ouvidos a funcionar na perfeição concordam comigo. É também uma das cantoras mais populares em Portugal e tenho pena que ela não tenha uma carreira internacional vincada. Era merecida e era uma amostra daquilo que se faz de bom no nosso país. O que me leva a questionar sobre certos aspectos no panorama da música em Portugal, já que vejo imensas vozes óptimas a não serem correctamente aproveitadas.

Em relação à Rita Guerra, a melhor palavra com a qual a posso descrever é orgulho. Orgulho por ver alguém a fazer música de qualidade e em português. Espero poder continuar a ver mais sucessos desta nossa cantora e desejo que o seu sucesso se perpetue por muitos anos. 

0 comentários:

Enviar um comentário

+