Depois da Eurovisão, o Sucesso - ABBA #5


Os ABBA foram um grupo musical iniciado em Estocolmo, na Suécia, em 1972. O nome do grupo advém do nome dos quatro elementos do grupo,  Benny Andersson, Anni-Frid "Frida" Lyngstad, Björn Ulvaeus e Agnetha Fältskog, que formariam dois casais. Os ABBA foram o primeiro grupo pop europeu a fazer sucesso em países anglófonos fora da Europa, principalmente na Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Canadá e, em menor proporção, nos Estados Unidos. Participaram no Festival Eurovisão da Canção em 1972, conseguindo o terceiro lugar, em 1973, novamente com um terceiro lugar, e voltaram ao festival em 1974, no qual arrecadaram a vitória. Atualmente, os ABBA são considerados um dos grupos de maior sucesso do mundo, com vendas estimadas entre 180 e 400 milhões em todo o mundo. O grupo é um ícone no seu país de origem, bem como uma figura importante na expansão da europop.




O início da carreira
Benny Andersson era membro da banda sueca de pop/rock Hep Stars, muito popular na Suécia durante os anos 1960 - com direito a um enorme séquito de fãs, especialmente entre as adolescentes. Enquanto isso, Björn Ulvaeus era o líder de uma banda skiffle chamada Hootenanny Singers. Depois de se cruzarem algumas vezes em estúdios e concertos, Benny e Björn decidiram tentar compor juntos. Uma das canções compostas, "Isn't It Easy To Say", tornou-se um hit para os Hep Stars, fazendo com que Björn participasse em alguns dos concertos. Chegou a ser sugerido que as duas bandas se fundissem, mas isso nunca aconteceu.
Agnetha Fältskog era a integrante mais jovem dos ABBA e um fenómeno por si só, tendo composto e interpretado sucessos suecos ainda na adolescência, além de ter feito o papel de Maria Madalena na montagem local de Jesus Christ Superstar. Compondo, gravando sucessos e fazendo turnês pela Suécia, inevitavelmente acabaria por se encontrar com os Hootenanny Singers numa das suas viagens e apaixonar-se por Björn. O casamento dos dois, em 1971, foi considerado o casamento do ano na Suécia.
 Anni-Frid Frida Lyngstad era uma cantora que decidiu participar numa competição de talentos, vencendo o torneio. Na época a Suécia estava a mudar a direcção do trânsito do lado esquerdo para o direito e foram transmitidos uma série de concertos para que as pessoas ficassem em casa e não enfrentassem as estradas na noite da mudança. Convidada para se apresentar na TV com as suas canções, a sua carreira musical descolou. Pouco tempo depois, conheceria Benny Andersson e começariam uma relação.
Em abril de 1970, os quatro passavam férias no Chipre, quando começaram a cantar uma música para se divertir na praia. Esta acabou por ser uma apresentação improvisada para as Forças da Paz da ONU que estavam na ilha, sendo a primeira apresentação dos futuros membros dos ABBA. Em Setembro de 1970, o álbum Lycka foi lançado, creditando apenas a dupla Björn & Benny. Para promovê-lo, lançaram singles como "Det kan ingen doktor hjälpa" e "Tänk om jorden vore ung" com Agnetha e Frida como vocalistas, no qual obtiveram um sucesso moderado.
Finalmente, em 1 de Novembro de 1970 em Gotemburgo, os quatro apresentaram um show chamado "Festfolk" (que em sueco significa "festa de pessoas" ou "casais ocupados"), recebendo boas críticas. Juntamente com outros números, o quarteto cantou um sucesso de Björn & Benny, "Hej, gamle man" e músicas dos seus próprios álbuns. O show não capturou a atenção do público e depois de uma pequena turnê na Suécia os quatro decidiram concentrar-se em projetos individuais.
Em 1972 participaram no ESC e as portas do sucesso começaram a abrir-se. O grupo começava a figurar em bons lugares nas paradas suecas e a preferência à vitória no ESC1973 comprovou isso.


Em 1974 os ABBA voltaram ao ESC e finalmente conseguiram a vitória, com a música “Waterloo”. A música foi a primeira do grupo a alcançar o primeiro lugar no top inglês e a chegar ao sexto lugar nos EUA. A empolgação do momento não se manteve e os compactos seguintes "So Long" e "Honey, Honey" não se saíram tão bem. Apenas com o lançamento do segundo álbum, ABBA, e o compacto "SOS" o grupo mostraria os primeiros sinais de que estavam destinados a mais sucesso. "SOS" firmou de vez os ABBA nas paradas inglesas, onde a canção ficou entre as dez mais - e desvinculou o grupo da imagem de banda de um único sucesso.
Mas o sucesso maior viria em 1975, com praticamente todos os compactos a entrar nas paradas, situação que ficou ainda melhor quando "Mamma Mia" chegou ao primeiro lugar na Inglaterra, em Janeiro de 1976. Nesse meio tempo, a banda lançou o álbum Greatest Hits, apesar de só possuir cinco canções entre as quarenta mais tocadas nas paradas da Inglaterra e dos Estados Unidos. 
Um novo álbum trouxe sucessos como “Money, Money, Money”, “Knowing Me, Knowing You” e “Dancing Queen”, sendo esta uma das músicas mais conhecidas do grupo e aquela que atingiu o primeiro lugar nos top’s dos EUA. Por esta altura os ABBA já eram famosos por toda a Europa e na Austrália.
Outros álbuns se seguiram, contendo músicas actualmente bem conhecidas e que figuraram nos tops de vários países. No entanto, o estilo musical da banda foi-se modificando, sendo este facto mais significativo com músicas como “The Winner Takes It All”, que foi escrita aquando da separação dos dois casais. Esta mudança de estilo reflectiu-se na queda de vendas e a premonição do declínio da banda avizinhava-se, ainda que a mesma ainda arrastasse multidões. O último compacto de grande sucesso mundial foi "One Of Us", que explodiu em Dezembro de 1981, sendo que após isso os vários elementos começaram a procurar novos projectos individuais.
Nos anos 90 a banda praticamente renasceu. Desde grupos e cantores que fizeram covers das músicas da banda a cd’s com os sucessos, os ABBA voltaram a dar que falar. Muitos foram os cantores que fizeram questão de homenagear a banda ao fazerem covers das músicas e o grupo recebeu inclusive propostas para uma nova tournée.
Em 2004, 30 anos após a vitória dos ABBA no ESC, os elementos voltaram ao festival ao realizarem um vídeo cómico para o mesmo. Em 2012 a música Waterloo foi interpretada por anteriores vencedores do ESC como forma de homenagem. Em 2013 Benny Andersson criou uma das músicas que figurou na final do ESC, juntamente com Avicii.
Em 2005 estreou o filme “Mamma Mia”, que atingiu grande sucesso e trouxe o fenómeno ABBA até aos mais jovens que ainda não tinham tido real contacto com o trabalho da banda. Em 2008 saiu o jogo SingStar ABBA, lançado pela Sony Computer Entertainment para a PS2 e PS3.
Em 22 de janeiro de 2009, Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad apareceram juntas para receber o prêmio de música sueca "Rockbjörnen". O grupo foi introduzido no Hit Parade Hall of Fame em 2010.
Em 27 de janeiro de 2010, ABBAWORLD, uma exposição itinerante com 25 quartos, atividades interativas e audiovisuais, estreou no Earls Court Exhibition Centre, em Londres, Inglaterra. Os ABBA são ainda um dos dois intérpretes que participaram no ESC a ter covers de músicas suas na série musical “Glee”.




 Pessoalmente, eu adoro ABBA. Sei letras de imensas músicas, canto as músicas deles a fazer coisas do quotidiano, divirto-me a ouvi-las. Acho ainda mais piada quando o meu pai se junta a mim (e logo ele, que nem ouve muita música), porque realmente este é um grupo que atravessou gerações e tornou-se imortal. Toda a gente conhece o grupo, nem que seja pelo “Mamma Mia”, e isso é algo que não se vê muito comummente num grupo que alcançou a popularidade no ESC. Aliás, eu quando comecei a ouvir ABBA nem fazia ideia da ligação deles com o ESC e acredito que não seja a única.
Tenho muita pena que o grupo tenha acabado mas acho que aí também reside uma certa magia. O legado deixado pela banda é enorme e imagino o orgulho que deve dar aos quatro ver ao fim de tantos o seu trabalho ainda ser adorado. Eu poderia colocá-los facilmente e sem qualquer problema como uma das minhas bandas preferidas.
Esta foi uma caminhada que já começou há muito tempo, mas espero que ela continue mesmo depois de eles já não estarem cá. Acho fantástico ver um grupo musical que põe pais e filhos a cantar em uníssono (e sim, eu sei que me estou a repetir, mas acho este ponto tão importante!). Por muito antigo que possa ser, é óptimo poder ver que nunca é antiquado o suficiente. Quem sabe se um dia não estarei eu a cantar estas músicas e os meus filhos irão acompanhar-me!

0 comentários:

Enviar um comentário

+