A Grécia volta a ter uma televisão pública, mas...


Um mês após o encerramento, supostamente devido a dificuldades orçamentais, a televisão pública grega, ERT, voltou a emitir na passada quarta-feira.

O nome do novo canal é Elliniki Dimosia Tileorasi, EDT, e apesar de anteceder o novo canal que irá iniciar funções e transmissões em breve, não está a transmitir através dos estúdios da ERT. O encerramento do canal causou uma onda de indignação à escala mundial e os trabalhadores, que ocuparam as instalações, esforçaram-se para manter as emissões com o apoio da União Europeia de Audiovisuais. Viu-se inclusive uma onda de solidariedade por parte de outras televisões públicas de outros países.

“É nossa obrigação continuar a transmitir e melhorar estas emissões, porque foram abraçadas pela sociedade grega”, sublinhou Machi Nikolara, jornalista da ERT.

O Governo prevê transmitir uma programação temporária até a nova sociedade de audiovisual público que sucederá à ERT ser lançada, provavelmente até ao outono. Entretanto a EBU/UER irá visitar Atenas no próximo dia  17 para discutir com o governo grego o futuro da televisão pública nesse país.

Elizabete Cruz
FONTE: ESC Portugal

0 comentários:

Enviar um comentário

+