Não Fales Do Que Não Sabes! - "Será a Eurovisão algo do passado em Portugal?"


É passado em Portugal?

Hoje em dia, a Eurovisão é vista em Portugal como um programa do passado, que não interessa a ninguém servindo somente como alvo de chacota de muitos internautas (e não só). Pois bem, é verdade que o Festival está já um bocado fora de prazo para os parâmetros portugueses, mas também existe aqui um dedo de culpa, e está é claramente indicada à nossa televisão estatal, a RTP! O canal do estado desprezou durante anos a fio o ESC, fazendo dele um evento pouco visto, divulgado e amado pelos portugueses. Esta conclusão é triste, mas ainda mais triste, é o passado glorioso do Festival em território nacional. Naquele tempo, todas as pessoas paravam para ver algumas horas de um espectáculo único num ano, com canções que agradavam a todos, e além disso, faziam sonhar milhares de portugueses. Agora é o que todos nós sabemos, são três noites que passam despercebidas para a maioria do povo. Sim, o Festival não é o mesmo para os portugueses, logo, já pertence a um passado.

O passado em fotos







Poderá voltar a ser actual?


Sinceramente, acho que ainda existe essa possibilidade. Todos nós sabemos que acima de tudo, o fracasso que por vezes o ESC traz à RTP, é derivado à própria estação! Isto porque, não divulga nem promove o Festival, quando participa escolhe sempre artistas pouco "famosos" e acima de tudo, não leva o certame à séria. Se essas coisas mudassem para melhor, e passasse a haver um maior esforço, a RTP teria um grande sucesso. Mas lá está, para voltarmos aos tempos de glória, é necessário empenho e investimento. É necessário gastar mais numa selectiva portuguesa de qualidade, e que já consiga empolgar os telespectadores para a Eurovisão. Por vezes uma selecção interna é a melhor aposta que se pode fazer. Mas como nem tudo é mau, temos um perfeito de exemplo e esforço de eurofãs em Portugal, são os membros da OGAE Portugal que tanto trabalham e esforçam-se para um mundo da Eurovisão mais aliciante. São eles que organizam um dos maiores Festival do ramo do ESC da Europa, o Eurovision Live Concert, que se realiza todos os anos em Setúbal.

O presente em fotos










Como mudar as mentalidades?


Primeiramente, deveremos mudar as mentalidades daqueles que criticam o Festival por tudo e por nada. As propostas de mudança são:
  • Mudar o ponto de vista da imprensa que pouco noticia o Festival
  • Fazer com que a RTP se empenhe mais
  • Continuar a atrair mais jovens para o núcleo de fãs de modo a construir um grande número desses
  • Promover o Festival nas ruas
  • Fazer com que a RTP convide artistas com grandes clubes de fãs, para que cresça a comunidade
  • Ir ao ESC para ganhar, não para só passar à Final

0 comentários:

Enviar um comentário

+