E os primeiros finalistas da Final Nacional Júnior holandesa estão revelados! A Final Nacional será constituída por duas Semi Finais e a Final, 8 actos estão a ser preparados com produtores profissionais!
 Os finalistas são:
  • Dali
  • Giorgio
  • Loeki
  • Kim
  • Mathilde
  • Mylène & Rosanne
  • Roan and Sarahz
  • Julia.
 Dia 20 de Agosto será transmitido o primeiro programa para introduzir os artistas.

 Este ano o Festival Eurovisão da Canção Júnior será realizado em Kiev, Ucrânia.
FONTE: Oikotimes

Alexander Rybak nasceu a 13 de Maio de 1986 na Bielorrússia. É cantor, compositor, violinista, pianista, escritor e actor. Mudou-se para a Noruega com a sua família aos 4 anos e começou a tocar violino e piano aos 5 anos. Os seus pais são també vocacionados para as artes: amãe, Natalia Valentinovna Rybak, é pianista, e o pai, Igor Alexandrovich Rybak, é violinista. Tanto um como o outro são conhecidos na Noruega.
Alexander foi aluno do instituto Barratt Due of Music desde os dez anos, não tendo no entanto terminado o bachalerato devido ao sucesso conseguido após a sua participação na Eurovisão. Em 2004 ganhou o Anders Jahre Culture Prize.





Em 2005 Alexander entrou na versão norueguesa do “Ídolos”, atingindo a semi-final. Em 2006 ganhou o concurso Kjempesjansen (The Great Opportunity), uma competição de talentos organizada pela  Norwegian Broadcasting Corporation (NRK), com a canção “Foolin”, escrita por si próprio. Em 2007 teve o papel de violinista na versão norueguesa do musical “Violino no Telhado”, tendo ganho o Hedda Award com esta interpretação.


 Alexander Rybak foi o vencedor do ESC em 2009, sendo actualmente o recordista de pontos no festival, com 387 pontos. É também o vencedor que conseguiu uma maior diferença de pontos do segundo classificado. Cantou “Fairytale”, uma música composta por ele que foi desde o início uma das favoritas à vitória. O seu primeiro CD foi editado após esta vitória e pouco depois ele foi protagonista no filme “Yohan”. Depois seguiram-se várias tournées pela Noruega e pela Europa, nas quais Alexander dividiu o palco com outros artistas conhecidos. Entretanto foi realizado um filme, intitulado “Fairytale”, que conta a vida do cantor desde a vitória no ESC até à actualidade.
Entretanto editou um segundo álbum, que apesar de ter atingido bons lugares nos tops não teve tanta aceitação como o primeiro, que esteve no top 20 de nove países europeus. Em 2011 revelou os seus dotes para a dança, integrando o top 4 do programa sueco Let’s Dance, no qual competiu contra outras onze celebridades suecas.
Mais recentemente lançou a música “Leave me Alone”, uma música diferente daquelas que ele escreveu até aqui, cuja inspiração o cantor foi buscar a uma fã que o perseguia ao ponto de conseguir arranjar sempre o seu novo número de telemóvel. Costuma-se dizer que a fama não traz só coisas boas, não é verdade?




Esta acaba por ser uma pergunta um bocado ingrata, já que o Alexander Rybak foi até o hoje o participante no ESC que mais interesse me despertou. Por isso, sem dúvida que lembra muitas coisas. Desde 2009 que sou fã e perco algum tempo a investigar os trabalhos que ele faz. Apesar de ele não ser uma estrela a nível mundial, recentemente tenho encontrado muita gente que também se assume fã dele e deixa-me visivelmente agraciada. 

Mas agora respondendo mais concretamente à pergunta, há algo que sempre será inerente a Alexander Rybak e sempre me fará lembrar dele: o violino. Adoro o som do instrumento e a forma como ele o toca é absolutamente apaixonante. Claro que saber cantar e ter dois palmos de cara fizeram parte do trabalho para chegar ao local em que ele está, mas o violino foi sem dúvida o grande impulsionador. Vejo-o como um dos melhores violinistas da geração dele e orgulho-me de ser fã de alguém que usa tão belo instrumento para se promover. Por esse motivo, de entre todas as músicas dele, a que eu guardo realmente no coração é uma peça em que o violino é protagonista, a Dagdrøm”. Tão bela, tão calma, demonstra realmente aquilo que o Alexander Rybak sabe e consegue fazer. Sem dúvida que este é um interprete do ESC que ficará sempre na história do festival, não só pelo ser recorde mas também pelo talento que demonstrou e continua a demonstrar ter.
Autora: Elizabete Cruz















E parece que a EBU/UER decidiu alterar as datas do ESC 2014 para uma semana antes do que estava inicialmente previsto, tudo devido à falta de disponibilidade das infraestruturas que se candidataram a ter o ESC em casa. Sendo assim, o Festival está marcado para a primeira semana de Maio (dias 6, 8 e 10). A produtora do certame do próximo ano falou para com o site oficial do Festival, dizendo:  "Tentámos encontrar uma data que fosse mais conveniente às cidades que estão neste momento na corrida para receber o ESC2014, bem como à EBU/UER". Também o Supervisor do ESC falou, declarando-se assim: "A estação pública dinamarquesa DR tem explorado todas as opções em termos de local de acolhimento do ESC2014 e chegou à conclusão que  tem mais hipóteses de escolha se o evento decorrer na semana de 10 de maio, data da final". 
Sabe-se apenas que a razão maior de mudar as datas prendeu-se com eventos que já estavam marcados para as arenas candidatas.


FONTE: escXtra

 Todos nós conhecemos os gémeos extravagantes que se estrearam em 2011 e vieram para ficar! Ao jornal "The Irish Mirror", o irmão Edward disse que há possibilidade de vermos os gémeos a pisarem o palco do ESC pela terceira vez, mas agora com um estilo musical diferente, mais "disco sound".
 Os Jedward contam já com três álbuns gravados pela Universal Music mas com o contracto terminado, encontram-se agora em Los Angeles, a trabalhar com o seu novo produtor Drew Andrew Scott.


E após a retirada do favorito Parken Stadium que se situa em Copenhaga, parece que Herning está em risco de cancelar a sua candidatura para o ESC 2014. A razão dessas especulações devem-se ao anúncio do concerto do famoso violinista, André Rieu, no Jyske Bank Boxen no dia da 2ª Semifinal do show. Assim sendo, torna-se impossível a organização de um evento do ESC na Arena. Espera-se por declarações da DR que pode pedir que o concerto do artista seja alterado para uma data em que não haja "problemas". Na luta por organizar o ESC estão uma sala de espectáculos em Copenhaga, uma grande tenda que seria instalada nas instalações da DR e uma antiga prisão, em Horsens.

ACTUALIZAÇÃO

 A página de venda de bilhetes online Billetnet diz agora que os bilhetes para o concerto de André Rieu já "não se encontram disponíveis para venda".
 Isto pode ter três significados:
  • A DR pediu para remover os dados do concerto até anunciar a arena que irá acolher o ESC 2013;
  • A Jyske Bank Boxen Arena declarou que já não estão disponíveis para o concerto de André Rieu;
  • Houve um equívoco e André Rieu anunciou a data ou a arena errada.
Ainda se esperam confirmações vindas da DR, televisão pública dinamarquesa.


A NRK já abriu as inscrições para o seu Festival, o MGP, que se vai realizar em Janeiro/Fevereiro. A emissora anunciou que vão haver mudanças nas regras, uma dessas (a única que foi revelada) prende-se com o fim do voto do júri da selecção, sendo que o público passará a ter 100% da decisão. Outra mudança, mas agora noutro campo, vai ser na escolha das canções para a fase final, apenas haverá uma pessoa que seleccionará os finalistas, essa pessoa será Vivi Stenberg, responsável pelo MGP 2012. A produtora quer canções que se façam identificar para com o povo da Noruega, diz também que vai ser emocionante fazer transformações num "esquema" que existe já há 50 anos.
Como se lembra, a NRK anunciou que as semifinais poderão ser abolidas no próximo ano, dando lugar a uma Final apenas. A Noruega ficou classificada no 4º lugar da tabela neste ano de 2013.

FONTE: ESC Portugal e Oikotimes















De acordo com vários jornais austríacos, a ORF (televisão estatal da Áustria), está a equacionar mudar de método de escolha de representante para o ESC, sendo que a selecção interna é a favorita. A ideia de mudança é o resultado dos dois maus resultados em 2012 e 2013, com o não apuramento para a Final. Ainda assim, a ORF ainda não confirmou com total certeza a presença no Festival do próximo ano, adiando o anúncio da decisão para o Outono.
 A Áustria escolheu os seus representantes nos anos 90 por método interno, sendo que foram alcançados resultados medianos.

FONTE: ESC Portugal e Oikotimes
+